Programas sociais
Ida à UBS é exigência para manter Bolsa Família
Exames e verificação das vacinas são requisitos para 5,3 mil pelotenses
Paulo Rossi -
Mulheres de todas as idades e crianças com até sete anos estão sendo chamadas pela prefeitura de Pelotas aos postos de saúde para que façam o primeiro acompanhamento do ano para o programa Bolsa Família. O objetivo é verificar as condições de saúde, colocar em dia eventuais pendências e evitar a suspensão do benefício.
O rastreamento permanente do bem-estar e do desenvolvimento das crianças é exigência do governo federal para que as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único recebam o auxílio do programa social. Conforme a Secretaria de Saúde (SMS), a presença em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) deve ocorrer pelo menos duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.
“É preciso ir até o posto mais perto de casa para que se verifique as medidas, se faça a pesagem e confira se as vacinas estão em dia. O prazo se esgota no final de maio e caso alguém não compareça poderá haver bloqueio do benefício”, explica a nutricionista Rosane Ferreira da Silva, coordenadora do Bolsa Família na SMS. Cerca de 5.300 pessoas estão entre as que devem fazer o acompanhamento.
Quem já esteve em uma UBS fazendo os exames a partir de janeiro não precisa repeti-los, esclarece Rosane. Neste caso, com a verificação em dia, o retorno obrigatório será apenas a partir de agosto.
Movimento tranquilo nas UBS
Moradora da Vila Bom Jesus, Luciara Ramalho Xavier, 32, era a única beneficiária do Bolsa Família que fazia o acompanhamento na UBS do bairro na tarde de terça. Mãe de cinco meninas, foi até o local realizar a puericultura das três filhas mais novas: Luiza, dois meses, Maria Cecília, 2 anos, e Gabriela, 4 anos.
Apesar de ter ficado sabendo através das visitas feitas pelos agentes de saúde do bairro que precisava ir até o posto por conta do auxílio social, diz que o cuidado com a saúde das filhas não está ligado ao benefício em dinheiro. “Estou recebendo Bolsa Família há pouco tempo, mas antes mesmo disso eu fiz todo o pré-natal e cuidados das meninas direitinho. Sei que isso é importante para elas”, diz.
Enfermeira na UBS Bom Jesus, Alexandra Martins diz que a ida de casa em casa da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) tem feito com que não haja tumulto e espera. “Cada unidade tem a sua organização para que todos sejam atendidos da melhor forma. Aqui estamos fazendo o acompanhamento agendado e tem sido tranquilo, nem se nota que está ocorrendo”, afirma.
O Bolsa Família
Pelotas tem atualmente 6.887 beneficiários do programa, número pouco menor que o registrado em fevereiro (7.033) e março (7.177). A variação é normal, conforme a Secretaria de Assistência Social (SAS), pois o recadastramento é obrigatório a cada dois anos, com entrada e saída permanente de famílias.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário